<< Chapter < Page Chapter >> Page >
Personal Learning Network, em português traduzido por Rede Pessoal de Aprendizagem, é a rede que cada indivíduo constrói, dinamiza e onde aprende através da partilha em âmbito de uma aprendizagem informal pelas redes sociais ou outros espaços da web. É um conceito recente que consiste numa aprendizagem social colaborativa e aberta. Este tema consiste num projeto de tese de doutoramento em que se pretende estudar a génese, gestão e a dinâmica da rede pessoal de aprendizagem de uma comunidade de investigadores.

Personal learning network

Resumo

Personal Learning Network , em português traduzido por Rede Pessoal de Aprendizagem, é a rede que cada indivíduo constrói, dinamiza e onde aprende através da partilha em âmbito de uma aprendizagem informal pelas redes sociais ou outros espaços da web. É um conceito recente que consiste numa aprendizagem social colaborativa e aberta. Este tema consiste num projeto de tese de doutoramento em que se pretende estudar a génese, gestão e a dinâmica da rede pessoal de aprendizagem de uma comunidade de investigadores.

Introdução

A evolução tecnológica cria novos desafios à educação e aos investigadores, que vivem hoje em rede. Uma rede que é composta por indivíduos que fazem parte do nosso quotidiano em que partilham interesses, recursos, pensamentos, hiperligações, insights e piadas, entre muitas outras coisas, mas o fundamental é que enriquecem a nossa vida profissional e pessoal (Weller, 2011).

Numa análise interessante sobre aquilo que designou como digital scholarship, Weller (2011)  compara o uso das ferramentas que utilizou como investigador e as atuais: os livros – foram acedidos via biblioteca online, e-books e audiobook ; as revistas – através de duas bases de dados online: Google Scholar e o Mendeley ; Delicious/social bookmarking; Blogues; YouTube, Wikipedia, Slideshare, Scribd, Cloudworks; Twitter; rede pessoal, conferências e seminários. Os indivíduos digitais de um mundo aberto definem-se menos pelas instituições a que pertencem e mais pela rede e identidade digital que estabelecem.

Por isso, as características da Web 2.0 , que motivam e facilitam a proliferação das ferramentas que permitem criar, editar, simular, comentar, partilhar texto, som, imagem e vídeo, são ótimas ferramentas para dar valor ao Personal Learning Environments (PLEs) e provocar uma aprendizagem em rede (Mota, 2009) e permitir uma aprendizagem social colaborativa e aberta através da sua Personal Learning Network (PLN).

Conectivismo

Tanto o PLE como a PLN fundamentam-se conceptualmente no conectivismo de Siemens e Downes. A premissa fundamental do conectivismo consiste na ligação do indivíduo através de nós (os pontos de conexão, que trazem conteúdo ou facilitam a interação) dentro de uma rede, e que posteriormente produz conhecimento através das ligações estabelecidas (Downes, 2012; Siemens, 2012; Morrison 2013). O conhecimento é, para estes autores, literalmente, o conjunto de ligações formadas por ações e experiências. Isto implica uma pedagogia que (a) procura descrever as redes de sucesso – identificando as suas propriedades, descritas por Downes (2012) como sendo diversidade, autonomia, transparência e conectividade; e (b) procura descrever as práticas que levam a essas redes, tanto no indivíduo como na sociedade - caracterizada como práticas de adaptação e de demonstração (por parte de um professor) e, prática e reflexão (por parte do investigador). De acordo com o conectivismo, a) a aprendizagem ocorre como um processo distribuído numa rede, com base no reconhecimento e interpretação dos padrões; b) o processo de aprendizagem é influenciado pela diversidade da rede, i. é, a força dos laços; c) a memória consiste em padrões adaptativos representantes da conectividade do estado atual; d) a transferência ocorre através de um processo de conexão; e, e) o melhor para a aprendizagem complexa são domínios de aprendizagem em permanente mudança (Siemens, 2005a; Downes, 2012).

Questions & Answers

where we get a research paper on Nano chemistry....?
Maira Reply
nanopartical of organic/inorganic / physical chemistry , pdf / thesis / review
Ali
what are the products of Nano chemistry?
Maira Reply
There are lots of products of nano chemistry... Like nano coatings.....carbon fiber.. And lots of others..
learn
Even nanotechnology is pretty much all about chemistry... Its the chemistry on quantum or atomic level
learn
Google
da
no nanotechnology is also a part of physics and maths it requires angle formulas and some pressure regarding concepts
Bhagvanji
hey
Giriraj
Preparation and Applications of Nanomaterial for Drug Delivery
Hafiz Reply
revolt
da
Application of nanotechnology in medicine
what is variations in raman spectra for nanomaterials
Jyoti Reply
ya I also want to know the raman spectra
Bhagvanji
I only see partial conversation and what's the question here!
Crow Reply
what about nanotechnology for water purification
RAW Reply
please someone correct me if I'm wrong but I think one can use nanoparticles, specially silver nanoparticles for water treatment.
Damian
yes that's correct
Professor
I think
Professor
Nasa has use it in the 60's, copper as water purification in the moon travel.
Alexandre
nanocopper obvius
Alexandre
what is the stm
Brian Reply
is there industrial application of fullrenes. What is the method to prepare fullrene on large scale.?
Rafiq
industrial application...? mmm I think on the medical side as drug carrier, but you should go deeper on your research, I may be wrong
Damian
How we are making nano material?
LITNING Reply
what is a peer
LITNING Reply
What is meant by 'nano scale'?
LITNING Reply
What is STMs full form?
LITNING
scanning tunneling microscope
Sahil
how nano science is used for hydrophobicity
Santosh
Do u think that Graphene and Fullrene fiber can be used to make Air Plane body structure the lightest and strongest. Rafiq
Rafiq
what is differents between GO and RGO?
Mahi
what is simplest way to understand the applications of nano robots used to detect the cancer affected cell of human body.? How this robot is carried to required site of body cell.? what will be the carrier material and how can be detected that correct delivery of drug is done Rafiq
Rafiq
if virus is killing to make ARTIFICIAL DNA OF GRAPHENE FOR KILLED THE VIRUS .THIS IS OUR ASSUMPTION
Anam
analytical skills graphene is prepared to kill any type viruses .
Anam
Any one who tell me about Preparation and application of Nanomaterial for drug Delivery
Hafiz
what is Nano technology ?
Bob Reply
write examples of Nano molecule?
Bob
The nanotechnology is as new science, to scale nanometric
brayan
nanotechnology is the study, desing, synthesis, manipulation and application of materials and functional systems through control of matter at nanoscale
Damian
Is there any normative that regulates the use of silver nanoparticles?
Damian Reply
what king of growth are you checking .?
Renato
What fields keep nano created devices from performing or assimulating ? Magnetic fields ? Are do they assimilate ?
Stoney Reply
why we need to study biomolecules, molecular biology in nanotechnology?
Adin Reply
?
Kyle
yes I'm doing my masters in nanotechnology, we are being studying all these domains as well..
Adin
why?
Adin
what school?
Kyle
biomolecules are e building blocks of every organics and inorganic materials.
Joe
Got questions? Join the online conversation and get instant answers!
Jobilize.com Reply

Get the best Algebra and trigonometry course in your pocket!





Source:  OpenStax, Dicionário enciclopédico de educação online. OpenStax CNX. Apr 16, 2014 Download for free at http://cnx.org/content/col11644/1.4
Google Play and the Google Play logo are trademarks of Google Inc.

Notification Switch

Would you like to follow the 'Dicionário enciclopédico de educação online' conversation and receive update notifications?

Ask